O controle dos números de um negócio é essencial para o gestor visualizar seu desempenho e saúde financeira. Em posse de números confiáveis, fica muito mais fácil vislumbrar o melhor caminho, e decidir pelas melhores estratégias.
O controle constante e rotineiro dos indicadores da empresa requer uma organização de dados e processos. O Fisioterapeuta deve ter um software ou planilhas que permitam o armazenamento e a análise dos dados do dia a dia da clínica, do Consultorio ou mesmo nos atendimentos domiciliares.
Alguns exemplos de indicadores (mais ligados aos financeiro) que podem ser utilizados:
- Faturamento Máximo Possível X Faturamento Obtido;
- % de agenda ocupada;
- % de lucratividade da Empresa (Relação entre o faturamento e o lucro final);
- % de Conversão de visitantes em clientes (Podem ser usados de varias formas, visitantes presencias x avaliações agendadas; telefonemas recebidos x avaliações agendadas);
- % de faturamento de cada serviço oferecido pela empresa em relação ao faturamento total (Excelente para visualizar o desempenho de cada setor)
Outros dados não financeiros também são muito interessantes para conhecer melhor seu negócio. Elaborar uma planilha com todos os pacientes atendidos na clínica e registrar:
- Diagnóstico funcional de cada um;
- Tempo de tratamento até a “alta”;
- Conduta realizada;
Se esta planilha for bem preenchida, poderá ser muito útil para estabelecer estratégias de marketing e finanças no futuro, além embasar a equipe para as melhores práticas com seus pacientes.
A intenção do post de hoje não é enumerar todos os indicadores possíveis, mas sim destacar a importância de sua utilização no cotidiano, tanto para fins financeiros, quanto de qualidade.
Sucesso e Bons Negócios,
Abraços,
Bernardo Chalfun
CEO Fisioconsult – Solução de Gestão em Fisioterapia