Olá Fisioterapeutas Empreendedores, vemos com frequência no mundo digital vários “gurus” dando dicas, palestras, webnários, com slogan de chamada semelhante ao título que usamos neste artigo.
Quem acompanha o trabalho da Fisioconsult deve ter tomado um susto ao ler o título, e pensado, pronto, a Fisioconsult entrou na moda de chamadas agressivas e de receitas de “bolo”. Calma, o título foi apenas uma brincadeira (com uma dose de sarcasmo e bom humor) sobre a valorização financeira do Fisioterapeuta.
Para os que leram até aqui na busca pelos passos infalíveis, sinto desapontar, mas convido a continuar a leitura e refletir sobre a nossa valorização. Infelizmente temos atualmente uma geração que deseja pensar pouco, ter retorno muito rápido, e, se possível seguindo passos de uma fórmula certa.
Somos profissionais da área da Saúde e prestadores de serviços (na maioria dos casos). Sendo assim casos de sucesso na nossa área são, geralmente, de profissionais que se destacam por sua qualidade e resultados que entregaram ao longo de suas carreiras aos seus pacientes ou no âmbito acadêmico. Por um motivo bem simples: A decisão de compra em Serviços, especialmente na área da Saúde requer o atributo Confiança (famoso boca a boca..rs). Confiança se adquire muito mais por qualidade e resultados nas intervenções do que por postagens infalíveis ou outros argumentos semelhantes.
Mas então o Marketing Digital não funciona? Claro que funciona, e muito bem. O ponto de vista que desejo passar neste texto é que vejo com grande frequência chamadas agressivas (como o título do meu texto, que foi provocativo, rs) e muitos profissionais que inverteram a lógica: Apostam suas fichas mais na divulgação e nos holofotes do que na construção sólida de seus resultados e de suas abordagens. Sim, devemos aderir e estudar cada vez mais o Marketing digital e todas as suas possibilidades (Sempre respeitando nosso código de Ética da Fisioterapia), mas lembrando que o foco de nossas ações deve ser no paciente e nos resultados benéficos de nossa intervenção.
Quando construímos uma base forte e sólida nas nossas ações (no mundo offline, rs) fica bem mais fácil trilhar com sucesso no mundo online, pois ele deve refletir o que somos e fazemos, e não sugerir algo maior como atrativo de curto prazo.
Mas para atender quem leu o título e esperava ver 5 passos, vamos lá:
1) Estude muito (de preferencia estudos com boa referência metodológica);
2) Tenha um propósito (Porque quer seguir como Fisioterapeuta ou abrir uma empresa na área);
3) Foco sempre em seu paciente;
4) Procure crescer como ser humano antes de crescer como empresário;
5) Estude (muito, rs) sobre gestão, marketing, finanças.
Desejo sucesso e bons Negócios!
Por: Bernardo Chalfun
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestre em Administração pela FEAD.