top of page
Buscar

5 Lições que a pandemia me ensinou para aplicar no Consultorio


Desde que iniciei nos mundos dos negócios, há quase 20 anos, escuto uma frase que até então não fazia tanto sentido: “Na crise, Crie”. Soando como um clichê do mundo dos negócios, a frase não causava nenhum impacto em minha vida, tampouco me fazia refletir ou tomar alguma atitude em direção a mudanças e melhorias. Comecei a empreender em uma época de estabilidade econômica e social e não tinha passado por nenhuma turbulência forte o suficiente para me chamar a atenção, até chegar 2020!

Como a maioria dos negócios, a pandemia de 2020 veio para chacoalhar e modificar a forma de operação e gestão, dos relacionamentos com os clientes, publicidade, financeiro, ou seja, causou uma grande mudança. Fazendo uma analogia com uma brilhante aula de controle motor que tive na faculdade, posso dizer que a pandemia desestabilizou tanto o sistema que fez as empresas do mundo inteiro sair do antigo “atrator” profundo e ir para outro “atrator” profundo, que ainda não sabemos como é e também ainda não nos acostumamos a ele.

Após 8 meses (sobre)vivendo neste turbulento momento da história mundial, é possível refletir e inferir lições que podem ser muito úteis na condução dos negócios na Fisioterapia:

1) Redução de Custos: Aprendemos a fórceps que é possível manter nossa empresa com um custo mensal menor e com a mesma qualidade.

2) Foco no cliente: Não é nova esta frase, mas a pandemia reforçou muito a importância de entender seus clientes e oferecer a eles uma experiência cada vez mais profunda e customizada. No contexto da Fisioterapia, quem estreitou os laços com seus pacientes conseguiu manter seus atendimentos e até mesmo ampliar.

3) Diversificar fontes de faturamento: Outra recomendação antiga que foi realçada nesta crise: Tenha mais de uma fonte de renda para se equilibrar em momentos difíceis.

4) Capital de Giro: Novamente aprendemos de forma traumática a importância da empresa ter um capital de reserva (capital de giro) para manter seus serviços mesmo com o faturamento em baixa.

5) Posicionamento Digital: Em tempos de isolamento a conexão com as pessoas por canais digitais e redes sociais se tornou vital. Aqueles que se relacionam adequadamente com seus clientes e/ou usam bem o site para alcançar oportunidades, obtiveram bons resultados nestes meses.

Quem consegue aprender em situações adversas sai mais forte e preparado para futuros cenários desafiadores. Cada dia se torna mais importante a habilidade de adaptação para enfrentar os obstáculos que o empreendedorismo impõe.

Sucesso e bons negócios,

Abraços,

Bernardo Chalfun

CEO - Fisioconsult

200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page