No final de 2018 a Fisioconsult completa 8 anos de serviços de consultoria em fisioterapia prestados aos colegas dessa profissão. Nessa jornada atendemos diversas clínicas e consultórios em todo o país, com diferentes contextos, serviços e necessidades. O texto de hoje é fruto desse trabalho, baseado na minha experiência e ponto de vista, como consultor e CEO da Fisioconsult. Escrevo os 5 principais erros (não estão em ordem de importância ou incidência) na administração dos negócios na Fisioterapia:
Erro 1) Cada “sócio” fatura o seu e ambos dividem as despesas: Como diz o ditado, o que é combinado não sai caro, porém quando vejo empresas que os sócios se uniram apenas para dividir os custos, (quase) sempre percebo que quem cresce (quando cresce) são os Fisioterapeutas e não a marca, a empresa, a clínica. Um exemplo de um possível problema: um sócio tem agenda cheia e o outro não, e divergem ao definir gastos em publicidade, pois um precisa muito mais que o outro; outro problema que pode surgir: como cada um corre atrás de seu próprio faturamento, as indicações entre os sócios reduzem bastante, pois não ganham nada com o aumento do faturamento do outro, apenas dividem despesas..
Erro 2) Desorganização no controle financeiro: Alguns não anotam com detalhes as receitas e despesas da empresa; outros não utilizam uma planilha de controle ou um software para a gestão da clínica de fisioterapia adequado para registrar os dados(por exemplo o Locus Prime, desenvolvido por um colega Fisioterapeuta bem empreendedor) ; e ainda vejo colegas que até usam software e/ou planilhas bem elaboradas, mas se perdem em meio a tantos números de relatórios. A organização dos dados financeiros servem, em primeiro lugar, para permitir que o empresário visualize COM CLAREZA e RAPIDEZ as informações essenciais e estratégicas para tomar DECISÕES.
Erro 3) Guerra de Preços e Desvalorização da Fisioterapia: infelizmente ainda vejo com frequência esta “estratégia” para vender mais. Conceder descontos pode até contribuir no curto prazo para que as vendas aumentem, pontualmente naquele mês, porém vejo que os empresários que prestei consultoria que adotavam estas medidas ficaram reféns do valor baixo, e depois não conseguiam vender no valor normal, o que acarretava em um faturamento baixo e redução na qualidade. Consequência: desvalorização da marca e redução da percepção de qualidade do serviço prestado.
Erro 4) Pouco uso de ferramentas de Marketing para Fisioterapeutas ou uso equivocado: este erro poderia ser um texto a parte (risos). Já realizei diversas consultorias que meu cliente simplesmente atendia quem procurasse, sem fazer nenhum esforço de divulgação e captação de clientes; Com outros, percebi um uso equivocado, principalmente de redes sociais, com publicações incoerentes, desconexas com o “DNA” da empresa, sem nenhuma estratégia e conhecimento. Cada dia mais aumentam nossas possibilidades e ferramentas para divulgar nossos serviços nos mais diversos locais, principalmente redes sociais. Reforço a importância de obedecer nosso código de ética, construindo sempre sua reputação e autoridade (melhor forma de captar clientes).
Erro 5) Priorizar Quantidade ao invés da Qualidade: Ainda escuto muito: em minha clínica atendo no máximo 4 por hora, mas com muita qualidade (não estou me referindo aos grupos, como por exemplo pilates, e sim ao atendimento de casos agudos, que devem ser individualizados, conforme resolução do Coffito). Um dos pontos que MAIS contam a favor do bom desempenho financeiro de uma clínica de Fisioterapia é o valor agregado (financeiro e qualitativo) que o profissional consegue entregar ao seu cliente. Uma das formas de agregar valor é ser resolutivo, ou seja, entregar o resultado de seu cliente com um tempo ou número total de encontros menor, o que pode resultar em aumento do valor da hora do serviço executado (se precificar os serviços de uma forma estratégica)
Estes foram os 5 principais erros que eu, Bernardo Chalfun, encontrei nestes últimos 8 anos atendendo como consultor em clínicas e consultórios de Fisioterapia no Brasil. Que possam servir de reflexão e mudanças para todos profissionalizarem mais suas empresas e terem melhores resultados, para, claro, oferecer cada vez mais qualidade aos clientes.
Sucesso e bons negócios
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