Síndrome do Fisioterapeuta Desfocado

Bom dia e boa semana Fisioterapeutas Empreendedores. O tema desta semana é sobre o foco na carreira. Inventamos o nome no título deste texto para ilustrar a reflexão que queremos instigar. Certamente não existe um caminho melhor que o outro, nossa intenção é apenas fomentar discussões e reflexões sobre a nossa profissão e carreira.

 

Somos bombardeados pelas mídias sociais e grupos de mensagens por diversos cursos e aprimoramentos oferecidos constantemente. Atualmente, em Belo Horizonte, temos muitas opções acontecendo em um mesmo final de semana.

 

Este excesso de ofertas e grande variedade de cursos nos obriga a desenvolver uma ferramenta muito útil a diversas áreas, tanto profissionais quanto pessoais: FOCO. Vejo com uma certa frequência colegas fazendo cursos de ortopedia, esportivo, respiratório, neuro… todo fim de semana em um local diferente e ais um curso para o currículo. Seria este texto contra o conhecimento?? Claro que não!! Aquisição de novos conhecimentos e habilidades são sempre bem vindos.

 

Sempre observando cases de sucesso na Fisioterapia e conversando com outros colegas e professores experientes, fico com a impressão que os profissionais que obtém melhores retornos (financeiros e não financeiros) na Fisioterapia são aqueles que focam em determinadas áreas e buscam se qualificar( muito por sinal) em assuntos COERENTES com sua escolha profissional.

 

Nada é impossível, mas ser referência em Ortopedia, Cardio e Neuro ao mesmo tempo é uma tarefa bem complexa. Pensem por exemplo se você tem uma fan page profissional ou um blog em um site e escreve com certa frequência sobre assuntos que domina ou que trabalha. Fica muito mais fácil e coerente aos seguidores/leitores ter um eixo central em suas abordagens, aprofundar em temas de uma área específica, ou seja, FOCAR.

 

Pensando quando me formei em Fisioterapia em 2004 na UFMG, era muito valorizado o pensamento global, o conhecimento em diversas áreas. Pensando no SUS e dependendo do local de seu trabalho ou atuação, este pensamento é muito válido. Pensando ainda na graduação, onde os estudantes devem conhecer todas as áreas para depois escolher seu(s) caminho(s) também seria muito válido abrir o leque (e reduzir o foco momentaneamente). Mas o texto de hoje serve para refletir em um momento profissional depois da formatura, momento da construção de sua carreira.

 

Resumindo a reflexão: Focar em seus estudos pode permitir uma construção de carreira mais sólida, reduzir gastos com excesso de cursos, ter mais tempo para leituras científicas específicas, facilitar a construção de uma marca forte e um posicionamento mais claro em redes sociais. Como não podia deixar de comentar, mesmo sendo um pouco parcial(risos) lembre sempre de se capacitar em Gestão, Marketing e Empreendedorismo para alavancar sua carreira.

 

Sucesso e Bons Negócios

Últimos Posts

Deixe um comentário