Formei em Fisioterapia, e Agora?

Olá Fisioterapeutas Empreendedores. No tema desta semana escrevo sobre a carreira do Fisioterapeuta, especialmente no momento logo após a formatura.

A pergunta do título do texto pode ser um clichê, porém continua sendo muito atual e  feita por vários colegas nos últimos anos de estudo e logo após a graduação em Fisioterapia.

Não tenho a intenção de escrever um roteiro de como dar os primeiros passos após se formar. Lamento desapontar quem espera ler receitas de como obter sucesso. Mas convido a refletir e trocar de pontos de vista para debatermos sobre nossa profissão e carreira.

O ideal seria utilizar a Faculdade e até mesmo o momento pós formatura para conhecer mais sobre todas as áreas que o Fisioterapeuta pode atuar e, assim, descobrir qual tem mais afinidade, talento e gosto por estudar. Para testar se a área que você deseja atuar pode ser a área certa, responda:- Você se enxerga  trabalhando nesta área daqui a 10 anos? Consegue projetar uma ascensão profissional neste caminho e ficar feliz? Se a resposta for sim, bom sinal.

Com um caminho traçado, um norte apontado, fica mais fácil progredir nesta árdua caminhada da construção de sua carreira, de seu legado profissional.

Tenho que abrir meu próprio negócio logo após me formar? Não existe uma resposta única, mas minha recomendação seria acumular experiência antes de empreender ou ter um sócio com mais experiência neste início. Mesmo não recomendando empreender logo após a formatura, RECOMENDO fortemente estudar mais sobre Empreendedorismo, Gestão e Marketing, para ir, aos poucos, fomentando seu futuro negócio.

Apareceram oportunidades completamente diferentes da minha área, o que fazer? Novamente, seria muito difícil responder esta pergunta, mas sugiro pensar muito antes de aceitar qualquer oferta de emprego. Se já tiver em mente sobre seu caminho, recomendo gastar sua energia em atividades que irão fortalecer e ter sinergia com o que acredita. Mas se conseguir conciliar outras oportunidades para se capitalizar, também pode ser uma ótima opção, desde que não comprometa todo o seu tempo e esforço nela.

Se fosse escolher uma palavra para representar este momento após a formatura seria EXPERIÊNCIA. Permita-se construir sua experiência sem a pressão (se for possível) do retorno financeiro imediato. Receber bem pelo que fazemos é essencial e muito importante, mas podemos aceitar momentos com MENOS retorno em troca de aprendizado e consolidação no mercado.

Busque conhecimento, capacite-se. Aposte sempre na qualidade, foco no paciente. Seja ético e honre sempre a Fisioterapia. Pesquise mais sobre os colegas que são referência, modele-se neles.

 

Sucesso na carreira e na Vida!

 

Últimos Posts

Deixe um comentário