Fisioterapeutas: Fujam da Comoditização da Fisioterapia

Olá Fisioterapeutas Empreendedores! O foco do texto desta semana é abordar Valor agregado na Fisioterapia por um outro ponto de vista.

O titulo do texto pode ser estranho para alguns que não estão acostumados com a terminologia usada e também para quem está, pois normalmente ela está associada no contexto de produtos e mercadorias.

Segundo definição na enciclopédia livre Wikipedia, Commodity ou, em português, comódite, é um termo proveniente da língua inglesa que originalmente significava qualquer mercadoria, mas hoje é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária na bolsa de valores, para se referir a produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional.

 

Ao pensar no termo na Fisioterapia, a intenção é chamar a atenção para que os Fisioterapeutas individualizem todos os seus atendimentos, levando sempre em consideração o contexto e característica de seu paciente. Não existe tratamento padrão, “receita de bolo”, o que deu certo com um paciente não necessariamente dará com outros.

Ao cometer este erro o Fisioterapeuta nivela por baixo seu serviço, demostra para o mercado que as abordagens e tratamentos são iguais, e, sendo assim, o cliente pode buscar pelo menor preço oferecido, da mesma forma que o mercado mundial estabelece preços para as Comodites (pois elas não se diferenciam entre si).

Sabemos que cada paciente é único, e que com uma boa avaliação conseguimos as informações necessárias para planejar e executar um tratamento efetivo e eficiente. Sendo assim, a mensagem que devemos passar ao mercado seria: A Fisioterapia é extremamente individualizada, cada um tem uma necessidade diferente e específica.

Alias, se tiver um paciente lendo este texto, deixo aqui um conselho: “Se passarem por um atendimento de Fisioterapia sem uma Avaliação criteriosa antes de iniciar os atendimentos, SAIAM correndo, não aceitem e não se submetam a este risco, não percam seu tempo e seu dinheiro.

Fisioterapeutas, agreguem valor em seus serviços. Mostrem o quanto vocês são diferenciados da média. Ofereça ao seu paciente o que a Fisioterapia tem de melhor: Raciocínio Clínico! Valorizem sua avaliação e colham os bons frutos de um trabalho reconhecido e resolutivo.

Sucesso e bons negócios,

Abraços,

Últimos Posts

Deixe um comentário